“Dentre todas as formas de relacionar-se com a
Pessoa Suprema, Śrī Kṛṣṇa, madhura-rasa (ou mādhurya) é sem igual.
Ela é a única rasa que está na intimidade, a que Ele se dá e às suas associadas,
para o Amor Conjugal.
Ela é a Luz que ilumina o mundo das gopīs e das demais Consortes do Senhor.
Ela é a Luz que ilumina o mundo das gopīs e das demais Consortes do Senhor.
Não importa se estejam elas no pensar dEle
acerca de Vraja ou em torno de Dvārakā e seus ambientes palacianos.
Há uma grande profundidade na relação das rainhas de Kṛṣṇa com sua
doçura, porque ela pertence ao universo pessoal que compõe as līlās da
Absoluta Pessoa, para sempre existente. (...).
A multiplicidade das relações conjugais é
expressão do infindável amor do Casal Divino, que se faz estar em inúmeras
configurações. Mas, este amor é sempre o mesmo, enquanto visto a partir do
ângulo de visão que somente ambos podem ter.
Deste ângulo de visão, Eles enxergam as peças
que, em conjunto, formam o todo que é Rādhikā. Este todo sempre se expressa
para o Senhor, que o percebe em cada uma de suas íntimas relações.
Acontece que quem não é o todo não pode ver o que somente Rādhārānī e Śrī Hari, segundo a abrangência de sua visão, podem ver.
Acontece que quem não é o todo não pode ver o que somente Rādhārānī e Śrī Hari, segundo a abrangência de sua visão, podem ver.
Sendo assim, muitas obras que descrevem os
passatempos transcendentais de Rādhe Shyām os descrevem e analisam a partir de
determinadas maneiras de percebê-los. O ponto de vista depende da natureza da
alma que os descreveu e analisou. Portanto, ele depende do ângulo a partir do
qual se olhou para o Supremo Casal e o enxergou (Shri Krishna Madhurya, 2015)”.
O recurso aqui disponível e, portanto, o ponto
de vista aqui defendido, se baseia nas considerações de Shri Krishna Madhurya
Swamini, as quais formam o alicerce do livro Madhurya, a Rasa da Doçura.
Esta obra se divide em duas seções principais,
as quais enfocam: a) as gopis e as esposas de Shri Krishna; e b) Outras lilas
amorosas. Neste segundo item são descritos certos detalhamentos a respeito das
relações amorosas conjugais de Andal, Mirabai e da própria autora do mesmo livro
(e desta página) com Madhava.
Através de relações como estas, o Senhor “instaura Seu amor confidencial e a intimidade com que se relaciona na doçura que há dentro dEle. Esta doçura é necessária para que o mundo dos homens e das mulheres não colapse. Ela propaga amor incondicional por Deus e a devoção ilimitada que as consortes personificam.
Através de relações como estas, o Senhor “instaura Seu amor confidencial e a intimidade com que se relaciona na doçura que há dentro dEle. Esta doçura é necessária para que o mundo dos homens e das mulheres não colapse. Ela propaga amor incondicional por Deus e a devoção ilimitada que as consortes personificam.
Na
ausência de madhura-rasa, não há exposição deste jeito de ser do Senhor
Supremo, o qual derrete os corações de quem com Ele compartilha de momentos em
tal bhāva. Sendo assim, a presença das līlās amorosas de
Śrī Kṛṣṇa, em sua adolescência e na fase adulta, libera o potencial de
prazer.
Através
dEla, a Pessoa Absoluta expressa o que é mais íntimo dentro do prazer de
amar-se de uma maneira tão profunda
quanto Mahā Mahā-bhāva manifesta (o humor que está no ápice do
amor conjugal com Deus).
Ademais, as outras conformações, que se propagam desde a essência que há em Rādhe Shyām, colorem o mundo de Mādhava do prazer dEle doar desfrute para si mesmo.
Ademais, as outras conformações, que se propagam desde a essência que há em Rādhe Shyām, colorem o mundo de Mādhava do prazer dEle doar desfrute para si mesmo.
Por
consequência, Ele doa prazer aos seus associados, enquanto Aquele que controla
a criação/sustentação/destruição dos universos, de maneira tão singela e doce
(Shri Krishna Madhurya, 2015)”.
Tal conteúdo é explorado detalhadamente no livro mencionado e, de maneira mais sucinta, nesta página. Para compreendê-la, sugere-se a leitura de todos os tópicos, na sequência apresentada no índice das publicações.
Tal conteúdo é explorado detalhadamente no livro mencionado e, de maneira mais sucinta, nesta página. Para compreendê-la, sugere-se a leitura de todos os tópicos, na sequência apresentada no índice das publicações.
Referência
Shri
Krishna Madhurya. Madhurya, a Rasa da Doçura. Rio de Janeiro: Shri Krishna
Madhurya Trust, 2015. [Disponível para aquisição, no formato de e-book,
em português e em inglês . A versão em inglês também pode
ser obtida impressa através da Editora Sétimo Raio.]
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