Introdução: Sumário
Do Livro Madhurya, a Rasa da Doçura
Madhurya Rasa é a rasa mais íntima para estabelecer uma relação próxima com o Ser Supremo Krishna, onde o Senhor e os Seus associados saboreiam a Rasa da felicidade conjugal. Essa rasa é a vida das consortes de Krishna em Vraja e Dwarka.
Existe um amor profundo entre Krishna e as Suas rainhas, mas a forma como Shri Radha lida com o Seu amor nos bosques de Vrindavan não tem paralelo. Shri Radha é a personificação de Madhurya Rasa, a potência de prazer do Senhor que reside na Lila do Seu amor e atração conjugal. Ela é o poder a que Krishna recorre sempre que sente o desejo de fazer companhia num estado de espírito de madhurya. Ela está presente em todas as relações conjugais de Krishna, quer o nome da consorte seja Rukmini, Satyabhama, Chandravali ou Meera.
Todas as consortes de Krishna são
modos de ser de Shri Radha e algumas são expansões da Sua consciência. Elas
existem ao mesmo tempo em Shri Radha. Ela não é diferente de Lakshmi, Rukmini,
Sita. Shri Radha reconhece Krishna como a Sua própria vida e ama-O de uma forma
impossível de traduzir para a mente linear.
A multiplicidade em Krishna é uma expressão do amor eterno do Casal Divino, que forma numerosas configurações, mas o Seu amor é sempre o mesmo, visto a partir da plenitude da visão que só existe no Casal Divino. A partir desta visão, Eles veem as partes que compõem o todo que é Shri Radha.
Shri Radha exprime-se ao Senhor em todas as Suas relações íntimas.
As obras que descrevem as Lilas de Radhe Shyam são vistas de um ponto de vista da alma, o que depende da natureza da alma e da maneira como ela olhou para essas Lilas. Aqueles que não têm uma visão completa não podem ver o que só o Casal Divino pode ver.
Este trabalho é apresentado do ponto de vista de uma consorte e tem como objetivo fazer-nos compreender a nossa relação divina com Krishna. Krishna forma diferentes relações com os Seus associados. Onde existe Rati ou forte apego a Krishna, existe a possibilidade de se formar Rasa. Krishna retribui de acordo com o rasa adequada - Shanta, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya.
Este livro é sobre Madhurya Rasa e é desenvolvido em torno de escritos anteriores que explicam princípios e comentários sobre as Lilas de Radhe Shyam. Este texto analisa-os e interrelaciona-os e está dividido em 2 seções:
1. Madhurya Lilas quando Krishna estava presente na Terra
2. Madhurya Lilas quando Krishna não está presente na Terra
Conclui-se com uma visão sintética; todas as expressões têm uma unidade que nos liga a Krishna. Este livro esclarece sobre a fonte de Amor que existe em Radhe Shyam. Esta fonte aqui refletida cria um impulso que faz com que a alma procure a relação conjugal.
Perguntas/Respostas
Diálogo entre V d e Guru Ma Shri
1. Qual é a diferença entre essas duas, que algumas consortes são o modo de ser de Shri Radha e alguns são expansões de Sua consciência?
São expansões da consciência de Shri Radha as consortes que personificam diferentes partes da consciência de Radharani. Elas, no todo de Shri Radhe, existem em uma condição de unidade com sua fonte. Tais diferentes partes autorrealizadas percebem sua situação de unidade com Radhika e, ao mesmo tempo, vivenciam o sat-cit-ananda de serem elas mesmas. Tal conscientização as faz amar a eterna consorte de Krishna como a origem e o fim do seu amor por Ele. Mas existem também as consortes que são modos de ser (ou humores diferentes) de Shri Radhe, como Rukmini, Sita, Lakshmi e, desde um ângulo de visão que percebe Krishna em Harihara, a própria Parvati, a Shakti, enfim. Trata-se da mesma Pessoa, a Mãe Divina, a Adi-Shakti em diferentes roupagens. Sendo assim, as expansões da consciência personificadas são porções plenárias dEla, que experimentam unidade e não unidade para com Radharani. Em contraste, os modos de ser são sempre a mesma Suprema Consorte de Krishna, Vishnu, Shiva (de Harihara).
2. Qual é exatamente a relação
entre as outras consortes (almas) de Shri Hari e Shri
Radha/Rukmini/Sita/Lakshmi?
Elas se autorrealizam como personificações de aspectos da consciência da Consorte Suprema, vivenciando situação de unidade com Ela. Ao mesmo tempo, essas outras consortes têm suas próprias experiências conjugais com Shri Hari. No entanto, amam Radha/Rukmini/Sita/Lakshmi como sua origem e seu fim, sua super alma na relação com Bhagavan.
3. Por que o amor conjugal do Casal Divino é estendido às almas? Shakti poderia ter-se multiplicado de várias formas, tal como o Senhor faz, e cada forma seria completa, então porque é que através de uma alma Shakti ama o Senhor em estado conjugal?
Pois dessa maneira o amor mais perfeito que existe se propaga, como em ondas do oceano, que é Radhe Shyam. Por causa desse amor divino e sagrado, as almas buscam por sua completude, procurando por ela através da religião ou outras formas de espiritualidade. Mesmo existindo a extensão do amor conjugal às almas, a Shakti se multiplica de várias formas também, nos seus diferentes modos de ser, conforme explicado na resposta à pergunta 1.
4. Qualquer pessoa que não esteja
completa não pode ver o que apenas o Casal Divino pode ver, as outras consortes
são partes de Shri Radha/Rukmini que é o todo, então será que a visão das
outras consortes de Krishna permanece incompleta?
A visão delas não permanece incompleta, devido à sua situação de unidade na consciência de Shri Radha/Rukmini. Quando estão autorrealizadas, as outras consortes vivem momentos de unidade com sua fonte, vivenciando o que apenas o Casal Divino pode ver, pois são elas parte do aspecto feminino desse Casal.
5. Todas as consortes do Senhor
são formas de ser de Shri Radha ou as Suas manifestações, as almas
condicionadas que aspiram a amar o Senhor num estado de espírito conjugal e
conseguem libertar-se também se tornam uma das manifestações de Shri Radha?
Ninguém se torna uma manifestação de Shri Radha por libertar-se do enredamento material, pois as manifestações dEla existem eternamente na consciência divina da lila transcendental. O que pode acontecer é que uma das partes da consciência de Radharani viva uma experiência condicionada por precisar realizar algumas tarefas ao Casal Divino nos planos lineares. Depois de cumpridas as tarefas, ela volta gradualmente à sua consciência eterna original retomando a relação com Shri Radha e, a partir de tal relação, interagindo com Krishna, em atração conjugal.
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