sábado, 19 de outubro de 2024

As Gopis e Esposas de Shri Krishna: Passatempos no Shrimad Bhagavatam I

     Figura 1 - Às margens do Yamuna, onde as gopis e Krishna vivem para sempre.

 

Um Resumo do Livro Madhurya, a Rasa da Doçura

 

A multiplicidade de formas de amor em Radhe Shyam manifesta-se através de numerosas expressões. O Shrimad Bhagavatam descreve as experiências conjugais de Krishna em duas fases distintas da Sua vida: Vraja - Gopis com elementos de vida extraconjugal; e Dwarka- Esposas com elementos da vida conjugal.

Esta obra reúne numa só unidade estes diferentes elementos da vida de Krishna. O amor conjugal é movido por: Vishaya - Krishna, o objeto amado; e Ashraya - as consortes de Krishna.

Através disso, o Senhor irradia para o mundo o mais profundo sentido de reciprocidade amorosa. Ao compreendermos a intenção do gozo de Krishna, podemos perceber a sua pureza. Ele usa o Seu poder ilimitado para dar prazer e doa a Si próprio quando se relaciona com a Sua potência de prazer Shri Radha, desfrutando dessa doação que Ele propõe a múltiplas formas de Shri Radha, as quais se doam em profunda prema bhakti.

Este intercâmbio amoroso e o aparecimento de Krishna tornam o planeta mais belo e fazem com que o Senhor seja visível para os humanos. Aqueles que têm corações receptivos e olhos delicados podem contemplar a bem-aventurança que uma alma obtém com a Sua associação, mas este desenho de vida transcendental não pode ser visto a partir do campo das experiências materiais.

Essas expressões podem ser encontradas nos passatempos de Krishna e suas narrativas, canções, poemas, desenhos, pinturas, deidades e Suas cidades sagradas (Vrindavan, Mathura, Dwarka).

Esta associação faz-se através das Gopis e das rainhas de Krishna. Quando as Gopis tentam descrever os gestos amorosos de Krishna, não o conseguem fazer porque a sua mente se distrai devido à intensa absorção em Krishna e abraçam-no mentalmente, sendo cativadas pela Sua flauta. Da mesma forma, as esposas de Krishna, absorvidas pelos pensamentos do seu Senhor de olhos de lótus, ficam sem palavras.

As Gopis cantam-Lhe louvores e procuram-no em loucuras pela floresta, perguntando pelas árvores sobre Krishna. Pensam na boa sorte da flauta ao saborear livremente os néctares dos lábios dEle. As esposas de Krishna quebram abruptamente o seu silêncio com conversas incoerentes como se fossem lunáticas. Elas costumam sentir uma virah (saudade) intensa mesmo na presença de Krishna e entram em conversas delirantes.

 

Perguntas/Respostas

Diálogo de V d e Guru Ma Shri

 

1. Ao compreendermos a intenção do gozo de Krishna podemos perceber a sua pureza, qual é exatamente a intenção do Senhor?

O Senhor quer sentir prazer intenso, eterno e profundo ao sentir que causa prazer intenso, eterno e profundo aos seus associados íntimos. Ele está propagando, portanto, ondas de sat-cit-ananda através do seu misericordioso amor.

 

2. Como é que uma alma que aspira a ser uma das consortes do Senhor pode ter sentimentos tão elevados em relação às Gopis e às esposas de Krishna?

Uma alma que aspira a estar entre as consortes do Senhor precisa buscar dentro de si a unidade na multiplicidade que há na Consciência de Shri Radha, a partir da qual Krishna propaga as ondas de sat-cit-ananda descritas na resposta à questão 1.

 

3. Como é que uma alma é capaz de se tornar uma das consortes do Senhor?

Ninguém se torna algo eterno a partir da experiência carnal temporária. Alguém pode acordar, a partir da experiência temporária linear para a realidade eterna e transcendental de consorte dEle. As consortes existem para sempre integradas na unidade da Consciência de Shri Radhe, podendo em alguns casos viver uma experiência provisória na linearidade com algum objetivo particular. Terminadas as tarefas a realizar, em torno de Madhurya Lila no mundo externo, elas voltam para a esfera eterna divina conjugal junto do seu visaya.

 

4. O que é que uma alma deve fazer para ter um estado de espírito de profunda e incondicional rendição a Deus? Como é que Krishna ajuda a alma a alcançar este estado de espírito?

Krishna ensina a alma a alcançar tal estado de espírito quando dialoga com Arjuna no Bhagavad Gita. É importante seguir os conselhos dEle à risca, para atingir estado incondicional de rendição. Além do que, o(a) Guru (Ma) autorrealizado pode ajudar a alma a se autorrealizar, desde que ela tenha sinceridade, devoção, persistência, coragem e fidelidade aos objetivos do(a) Guru (Ma)

 

5. O amor é concedido à alma através da graça do Casal Divino, externamente, ou o amor é intrínseco a uma alma que é parte de Deus?

A alma em sat-cit-ananda vive a experiência externa e interna como uma experiência unificada. Em tal estado de consciência, ela vive a graça da unidade com (no) Casal Divino, vivenciando o amor que lhe é intrínseco como parte de Deus.

 

 Figura 2 - Na costa do mar de Dwarka, onde as esposas e Krishna vivem para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação Geral

Madhurya é a vida se expressando como fluência amorosa, doce e linda. ...