Figura 1 - Radha Krishna e as Gopis no Holi (por Nichal Chand - domínio público).
Um Resumo do Livro Madhurya, a Rasa da Doçura
Este amor ultrapassa a mente humana linear e não pode ser descrito por palavras escritas ou faladas. A flauta de Krishna acende ainda mais o amor nos corações das Gopis, as suas mentes já estavam cativadas por Ele e elas precipitam-se na direção da música da flauta com tanta pressa que nenhuma se apercebe dos esforços da outra.
Enquanto as esposas de Krishna, durante os jogos aquáticos, se aproximam d'Ele com o pretexto de tirar a seringa da Sua mão e abraçam o Amado no seu coração. O seu amor aumenta ainda mais com o toque d'Ele e o seu rosto floresce.
O amor que é sentido em tais condições é muito poderoso, cria um ardor insuportável no coração. Por isso, as Gopis deixam todo o seu trabalho e correm em direção a Krishna. Krishna brinca então com elas e pede-lhes que regressem a Vraja.
Ele também brinca com Shri Rukmini e pede-lhe que seja sábia e escolha um Kshatriya eminente que seja compatível com ela. Isto cria sentimentos de inquietação no coração que está completamente rendido a Deus (Krishna).
Isso faz com que Vipralambha se manifeste e aumenta o apego delas para com Ele. Estes acontecimentos perturbadores estão cheios de felicidade e amor, razão pela qual Krishna os provoca como parte das Suas trocas amorosas com as Suas consortes. A distância aumenta a intenção de O amar e as palavras de ansiedade são sintomas dessa intenção.
Por isso, as Gopis cantam que “o teu riso, os teus olhares amorosos, as tuas piadas cobiçosas proferidas em segredo entraram profundamente nos nossos corações e agitam a nossa mente agora que estás longe de nós”. Shri Radha mostra os sentimentos de Vipralambha em diálogo com a abelha negra.
Shri Rukmini também passa por um momento de intenso sofrimento e, depois disso, pergunta que mulher, com uma visão clara do verdadeiro objetivo da vida, poderia procurar outro marido depois da associação íntima com Krishna. Não pode haver tal mulher porque a associação de Krishna em Madhurya Bhava ocorre apenas quando há um estado mental eterno sem retorno.
Krishna está ansioso por desfrutar dos sintomas de amor das Suas consortes e concede ocasiões favoráveis para que os sintomas ocorram. Numa dessas ocasiões, Ele superou a vergonha das Gopis roubando-lhes as roupas durante o mês de Margashirsha, quando elas fizeram um voto de adoração à Deusa Katyayani, pedindo a bênção de O terem como marido.
Shri Rukmini também pede a Sua graça e reza para a tomar como Sua esposa. Reforça os Seus sentimentos e afirma que dará a Sua vida, definhada pelo jejum, na esperança de obter a Sua graça através de cem nascimentos.
Notas e conclusão
Gopis e esposas irradiam para o mundo suas sensações inquietas causadas pelo amor apaixonado e intenso pelo Senhor. Isso acontece a partir da experiência de prema (amor puro) que as contrapartes vivem. Elas pertencem a Ele, enquanto aspectos de Shri Radhe. Krishna causa inquietação e intensifica a relação, criando ocasiões particulares para que Ele possa experimentar efeitos do que está causando.
Gopis e esposas, que estão todas em Shri Radhe - retribuem ao seu controlador e existem em perfeita unidade com Krishna. A alma, independentemente da rasa de cada um, deve aspirar a este estado de espírito, porque expressa uma entrega profunda e incondicional a Deus e aos Seus propósitos e mecanismos.
Madhurya Bhava é difícil de entender, pois suas expressões não pertencem ao mundo da forma material. A intenção aqui é ajudar pelo menos alguns a entender o universo daquelas que experimentam o aconchego mais íntimo de Krishna - as Gopis de Vraja e as Rainhas de Dwarka.
Perguntas/Respostas
Diálogo de V d e Guru Ma Shri
1) Krishna ama todas as Suas consortes da mesma forma ou há desigualdade porque não O podemos amar tanto como Shri Radha? Posso ter com Ele a mesma relação de amor profundo que Ele tem com Shri Radha ou isso não é possível para as almas? Mesmo que Krishna e eu não partilhemos um amor tão profundo como o que Ele partilha com Shri Radha, será que Ele continuará a ser feliz comigo? Será que Krishna ama as outras Gopis e fica feliz na companhia delas ou só vai até elas por causa da Sua compaixão e por insistência de Shri Radha?
Quando somos Um com Shri Radha, o amor que Ela sente por Krishna é o mesmo que preenche o nosso coração. Quando somos Um com Shri Radha, a profunda relação de amor com Ele que Ela tem é o amor que vivemos, porque no mundo transcendental de madhurya rasa a alma é transcendida e um ser divino unido a Deus torna-se a única realidade a ser vivida. Este ser divino partilha a lila de Radhe Shyam como a Sua própria lila devido à unidade com eles. É por isso que Krishna está plenamente feliz com todas as gopis e esposas, independentemente da insistência de Shri Radha (Rukmini). A sua insistência existe porque Ela quer servi-Lo através de formas diversificadas de amar o Supremo.
2) E se uma alma não for originalmente uma das expansões de Shri Radha e desejar amar o Senhor no modo conjugal? Como é que podemos saber se a rasa que desejamos é a mesma que a nossa rasa original? Será que todas as almas têm alguma rasa fixa com o Senhor? E se essa rasa for diferente da rasa que desejamos para amar o Senhor? Será que o(a) Guru (Ma) revela a nossa rasa? Por favor, se me puder diga-me exatamente em que bhava pertenço a Krishna.
Se uma alma não é originalmente uma das expansões de Shri Radha, o seu desejo de amar o Senhor no modo conjugal é uma necessidade ilusória. Quando não estamos iludidos pelos sentidos físicos e pela mente, a rasa que desejamos é sempre a mesma que a nossa rasa original. Isso porque nossa rasa é realmente fixa, sendo eterna como é, nossa maneira original de existir ao lado do Senhor. A maneira como vivemos no mundo externo é transitória e também os desejos que temos e que não pertencem à nossa maneira eterna de existir com Krishna. Quando o(a) Guru (Ma) está desperto(a) para a lila transcendental divina, ele(a) revela a rasa original para o(a) discípulo(a) sincero(a), confiante e verdadeiro(a). Eu própria posso dizer aos meus discípulos quais são os seus bhava porque os vejo de forma transparente através da minha posição dentro do Casal Divino. Mas eu só lhes digo através das iniciações Neo Bhagavata que dou.
3) Krishna ficará feliz comigo? Por favor, digam-me se têm alguma intuição sobre qual é a minha relação com Krishna, porque você é uma só com o Casal Divino. Mesmo que eu não me aperceba da minha relação com Ele agora, devido ao estado condicionado da minha mente, ainda assim desejo saber se sou o Sua amada, para que possa dirigir as minhas emoções para Ele com confiança, sem sentir que Ele não se sentirá feliz. Também me pergunto se depender da música exterior para meditar é bom, se também devo tentar meditar em Krishna sem a ajuda da música, tomando o Seu nome ou simplesmente tentando meditar na Sua forma ou Lilas. A música dá muita ajuda e desencadeia emoções, especialmente a música devocional de santos como Mira Bai, mas mesmo assim sinto que terei de depender sempre da música para que estes sentimentos maravilhosos surjam. O que devo fazer?
Krishna está sempre feliz com os Seus associados e devotos puros. Tente ser um deles agora mesmo e eu dar-lhe-ei as iniciações preparando-a para a sua relação eterna com o Senhor. O seu estado condicionado não é a sua verdadeira forma de existir, e eu posso ver a sua realidade última. Mesmo sem dar iniciações por enquanto, não precisa ter medo de não fazer Krishna feliz. Sua devoção pura existe para encher o coração dEle de amor e felicidade, e a devoção é uma parte do processo de propagação de sat-cit-ananda para o mundo da parte dEle. Nesse estado de pureza, realmente não precisamos de nada de fora para nos ajudar a desencadear emoções de amor por Ele, mas enquanto ainda estamos aqui, a música ajuda nos nossos momentos de meditação. Não há problema em usá-los porque, quando chegar a hora de voltar para o eterno completamente, não haverá vestígios de todas essas coisas. Seremos atraídos pelo amor perfeito de Radha Krishna para sempre.